Todos os dias semeamos dicas no nosso quintal, delas florescem amizades e colhemos frutos que se transformam em arte.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A BONDADE DE PITA - HISTÓRIA.




  Olá amigos, tudo bem?



Como foram de final de semana? 

Aproveitando a centopéia, trago uma sugestão de atividade onde podemos utilizar este recurso.
Esta atividade/história é do site Seara do Mestre e trabalha a caridade.


1º MOMENTO




Contar a história A bondade de Pita. A história deve ser contada sem que as crianças saibam que bicho é Pita. Durante a narrativa, o evangelizador deve ir montando o personagem no quadro ou varal. Assim, a cada boa ação de Pita, o evangelizador deve colar no quadro/varal o desenho do animal que ela ajudou e uma parte do desenho de Pita, começando pelos pés (a última parte deve ser a cabeça para que eles identifiquem que Pita é uma centopéia). No final da história perguntar se eles sabem que bicho se formou. 

A BONDADE DE PITA


Pita é muito legal. Ela mora na floresta e é sempre muito bom e gentil com todos os seus vizinhos bichos.

Um dia, ela passeava perto de umas pedras quando viu um skate quebrado e uma formiguinha chorosa. A formiguinha Guida estava aprendendo a andar de skate, caiu, machucou a perna e destruiu parte do formigueiro. Pita, então, fez um curativo na perna da formiga, e a levou para sua casa até que o formigueiro fosse consertado pelos vizinhos. Foi uma brilhante idéia a de Pita, pois a formiga sarou muito rápido e elas passaram muitos momentos agradáveis em companhia uma da outra. (1ª parte da centopéia).



Em uma tarde, ela passava perto do rio quando ouviu algo estranho: era Filó, a tartaruga, que estava chorando baixinho. Pita quis logo saber o motivo para poder ajudar. A tartaruga contou que havia perdido seu chapéu durante a ventania da noite anterior. Seu chapéu a protegia do frio e sem ele poderia ficar resfriada. Pita logo resolveu o problema: emprestou um chapéu até que Filó encontrasse o seu. A tartaruga ficou muito agradecida e prometeu devolver o chapéu de Pita assim que encontrasse o seu. (2ª parte da centopéia).


Em um lindo dia de sol, enquanto Pita caminhava calmamente pela floresta, viu a Vivi, uma gatinha malhada, um pouco assustada. Ela havia se perdido de sua irmãzinha Duda, enquanto as duas iam visitar uma prima. Pita, imediatamente, chamou todos os bichos da redondeza para ajudar a encontrar Duda. Com a ajuda de todos, a gatinha foi logo encontrada e as duas irmãs seguiram juntas, muito alegres a brincar. (3ª parte da centopéia).



Em uma noite Pita estava a admirar a lua cheia, quando ouviu Chiquinho, um cãozinho que era seu vizinho, a se lamentar baixinho. Ele havia perdido seu osso preferido. Pita pensou um pouco, e logo pegou sua lanterna para ajudar nas buscas. Iluminando o caminho por onde Chiquinho havia passado, logo encontraram o osso perdido no meio das flores. O cãozinho ficou muito feliz e agradecido com a ajuda da vizinha. (4ª parte da centopéia).



Outro dia, quando se dirigia à biblioteca da floresta, Pita ouviu gritos. Prestou um pouco mais de atenção e percebeu que os gritos vinham do meio de uns cipós que estavam no chão. Olhou mais de perto e viu que o Sr. Caracol havia ficado preso em meio aos cipós. Pita, gentilmente, puxou daqui e dali e logo o Caracol estava livre novamente. Ele agradeceu muito e seguiu, vagarosamente, para encontrar seu amigo Louva-Deus. (5ª parte da centopéia).



Pita pegou dois livros emprestados na biblioteca, e voltava tranquilamente para casa quando percebeu o grilo Zairo gritando por socorro: ele estava brincando de saltar em uma poça de água e não percebeu que um dos lados da poça era muito fundo. Zairo havia caído no lado fundo da água e não sabia nadar. Pita rapidamente jogou uma corda e puxou o amigo para fora da água, salvando o grilo de morrer afogado. Depois de recuperado, ele deu um enorme abraço de agradecimento em Pita. (6ª parte da centopéia).




Em um sábado, quando Pita ia para a aula de Evangelização Espírita, percebeu o Sapo Pedro muito triste, sentado à beira do lago. Pita então sentou por alguns minutos para conversar com o amigo. Descobriu que ele estava triste porque sua irmã tinha casado e ido morar em um rio muito distante. Pedro sentia muita saudade da irmã. Pita ouviu o amigo, explicou que o amor e a amizade dos dois irmãos continuava a mesma e que sentir saudade era muito normal, mas que ele deveria se esforçar para se alegrar e fazer novos amigos. Combinaram também que na semana seguinte Pita iria com Pedro visitar a irmã-sapa, deixando o sapo com um sorriso no rosto verde. (7ª parte da centopéia).






Toda a bicharada da floresta, mesmo aqueles que ainda não conheciam Pita, já sabiam de sua bondade e gentileza para com todos os bichos. No aniversário dela, os amigos de Pita resolveram fazer uma música e cantar para ela. Pita ficou muito feliz com a surpresa e falou que Jesus ensinou a ajudar os outros e que ela se sentia muito alegre sempre que podia fazer o que Jesus ensinou.


2º MOMENTO

Conversar com os evangelizandos:



· Quem era Pita? Uma centopéia.
· Como era Pita? Descrever as características físicas e morais da centopéia.
· Com quem devemos ser bondosos? Com todas as pessoas, plantas e animais, indistintamente.
· O que é ser bom? É ajudar, amparar e respeitar todas as criaturas de acordo com a necessidade de cada um.

1) A bondade pode se tornar um hábito, à medida que prestamos atenção nas necessidades dos outros a fim de auxiliá-los. 

2) Lembrar de que devemos sempre tratar os outros como gostaríamos que nos tratassem: com bondade.


3º MOMENTO


Lembrar que os animais, no aniversário de Pita, fizeram uma música para ela. Perguntar se desejam conhecer a música. Ouvir e cantar com eles, distribuindo a letra, se possível.

Dona Centopéia (Sonia da Palma)


Dona Centopéia com seus cem pezinhos
Segue apressada pelo seu caminho.
Foi quando um sapinho chorando ela avistou.
- "Vem cá, amiguinho!
Ajudar você eu vou."
Dona Centopéia com seus cem pezinhos
Segue apressada pelo seu caminho.
Foi quando um gatinho chorando ela avistou
- "Vem cá, amiguinho!
Ajudar você eu vou."
Dona Centopéia com seus cem pezinhos
Segue apressada pelo seu caminho.
Foi quando um cachorrinho chorando ela avistou
- "Vem cá, amiguinho!
Ajudar você eu vou."
Dona Centopéia com seus cem pezinhos
Segue apressada pelo seu caminho.
Cuidou de todos eles, deu carinho e atenção.
Viva a centopéia do bondoso coração!
Viva!
Dona Centopéia com seus cem pezinhos
Segue ajudando a todos no caminho. 

Esta música faz parte do CD "Histórias Cantadas", de Sonia da Palma, responsabilidade do Lar Fabiano de Cristo (www.lfc.org.br). 


4º MOMENTO
Atividade: pintar e montar o desenho da centopéia Pita, Colar fios de lã preta nos círculos para formar os pés da centopéia.



5º MOMENTO

Atividade: pintar e montar o livro da história a bondade de
Pita. Cada criança pode fazer o seu livro e levar para casa.
Para baixar o livro clique aqui Livrinho A Bondade de Pita.doc



RECURSO


Podemos utilizar esta partes ou...




 Podemos utilizar estas partes da centopéia para a contação.





 Espero que gostem e utilizem com suas crianças.


Deixem seus comentários aqui abaixo, quero muito saber se você está gostando dos posts do blog




Abraços de Luz e Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário, vou adorar responder. Abraços de luz e paz.